Equações do Segundo Grau
Da definição acima temos
obrigatoriamente que a ≠ 0, no entanto podemos ter b = 0 e/ou c = 0.
Caso b ≠ 0 e c ≠ 0, temos uma equação do 2° grau completa.
A sentença matemática -2x2 + 3x - 5 = 0 é um exemplo de equação do 2° grau
completa, pois temos a = - 2, b = 3 e c = - 5, que são diferentes de zero.
- x2
+ 7 = 0 é um exemplo de equação do 2° grau incompleta, pois b = 0.
Neste outro exemplo, 3x2 - 4x = 0 a equação é
incompleta, pois c = 0.
Veja este exemplo de equação
do 2° grau incompleta, 8x2 =
0, onde tanto b, quanto c são iguais a zero.
Obs. Toda equação completa do segundo grau apresenta os três
coeficientes, a, b e c.
ax² +bx + c = 0
2x² + 5× - 8 = 0 → a
= 2, b = 5 e c = - 8
Resolução de equações do 2° grau
A
resolução de uma equação do segundo grau consiste em obtermos os possíveis
valores reais para a incógnita, que torne a sentença matemática uma equação
verdadeira. Tais valores são a raiz
da equação.
Fórmula Geral de Resolução
FÓRMULA DE BHÁSKARA
Para a resolução de uma equação do segundo grau completa ou incompleta, podemos recorrer à fórmula geral de resolução:
Esta fórmula também é conhecida como fórmula de Bháskara.
O valor b2 – 4ac é conhecido como discriminante da equação e é representado pela letra grega Δ(DELTA).
Temos então que Δ = b2 – 4 . a . c, o que
nos permite escrever a fórmula geral de resolução.
Exercícios
resolvidos (DETERMINE AS RAIZES DAS EQUAÇÕES ABAIXO):
x2
– 4x – 5 = 0
Os coeficientes dessa
equação são: a = 1, b = – 4 e c = – 5.
Agora basta aplicar esses valores na fórmula
de Bhaskara:
Δ = (– 4)² – 4.1.(– 5)
Δ
= 16 + 20 → Δ = 36
x
= – (– 4) ± √36
2.1
x = 4 ± 6
2
x' = 4 + 6 = 10 = 5
2 2
x''
= – 2 = – 1
2
Nesse caso, a equação tem
duas raízes reais: – 1 e 5.
4x2 + 8x + 6 = 0
Os coeficientes da equação
são: a = 4, b = 8, c = 6. Substituindo esses valores na fórmula de Bhaskara,
temos:
Δ = 8² – 4.4.6
Δ
= 64 – 96
Δ = – 32
Como
Δ < 0, a equação não possui raiz real.
RESOLVA AS EQUAÇÕES DE 2º GRAU
x² - 5x
+ 6 = 0 (R: 2, 3) 2x² - 8x + 8 =
0 (R: 2,)
x²
- 8x + 12 = 0 (R: 2, 6) x² + 2x - 8 =
0 (R: 2, -4)
x²
- 5x + 8 = 0 (R: vazio)
Discriminante da Equação do 2° Grau
O cálculo do valor do
discriminante é muito importante, pois através deste valor podemos determinar o
número de raízes de uma equação do segundo grau.
Como visto acima, o
discriminante é representado pela letra grega Δ e equivale à expressão b2
- 4ac, isto é: Δ = b2 -
4ac.
Discriminante menor que zero
Caso Δ < 0, a equação não tem raízes reais, pois não existe raiz quadrada de números negativos em R:
Discriminante igual a zero
Caso Δ = 0, a equação tem duas raízes reais e iguais, pois x1
= x2:
Discriminante maior que zero
Caso Δ > 0, a equação tem duas raízes reais e diferentes, uma
positiva e outra negativa,
pois x1 ≠ x2.

Observe cada exemplo resolvido abaixo:
→ Cada asterisco substitui o sinal da multiplicação.

Vejamos, através de
exemplos, como se resolvem as equações incompletas do 2° grau.
1° CASO – equações da forma ax² + c = 0 com (b = 0)
Exemplos:
a) x² - 25 = 0 → x² = 25 → x = ±√25 → x1 = 5 → x2 = - 5
Logo, S
= {+5 e -5}
b) 2x² - 18 = 0 → 2x² = 18 → x² = 18/2 → x² = 9 → x = ±√9
→ x1 = 3 → x2 = - 3
Logo, S
= {-3 e +3}
c) 7x² - 14 = 0 → 7x² = 14 → x² = 14/7 → x² = 2 → x = ±√2
→ x1 = √2 → x2 = - √2
Logo, S
= {-√2 e +√2}
d) x² + 25 = 0 → x² = -25 x = ±√-25 → Não existe raiz real
obs: não
existe nenhum número real que elevado ao quadrado seja igual a – 25.
1) Resolva as seguintes equações do 2°
grau
x² - 49 = 0 (R: -7 e +7)
x² = 1 (R: +1 e -1)
2x² - 50 = 0 (R: 5 e -5)
7x² - 7 = 0 (R: 1 e -1)
5x² - 15 = 0 (R: √3 e -√3)
5x² + 20 = 0 (R: vazio)
2° CASO: Equações da forma ax² + bx = 0 com (c = 0)
Propriedade: Para que um produto seja nulo é
preciso que um dos fatores seja zero.
Exemplos
1) Resolva:
a) x² - 5x = 0 → fatorando
x(x – 5) = 0
→ Deixando
um dos fatores nulo temos x = 0 → e o
outro x – 5 = 0
, "passando" o 5 para o outro lado do igual temos x = 5
Logo, S = {0 e 5}
b) 3x² - 10x = 0 → fatorando: x(3x – 10) = 0
→ Deixando um dos fatores nulo temos x = 0 → Tendo
também 3x – 10 =
0 → 3x = 10
→ x = 10/3
Logo S ={0 e 10/3}
Observe que, nesse caso,
uma das raízes é sempre zero.
EXERCÍCIOS
Resolva as seguintes equações do 2° grau.
a) x² - 7x = 0 (R: 0 e 7)
b) x² + 5x = 0 (R: 0 e -5)
c) 4x² - 9x = 0 (R: 0 e 9/4)
d) 3x² + 5x =0 (R: 0 e -5/3)
Como determinar os coeficientes de uma equação do 2° grau
Exemplos:
1)
Calcule o valor de m na equação x²– 4x – m = 0, para que ela admita
duas raízes reais e diferentes.
X² – 4x – m = 0
a
= 1; b = – 4; c = – m
∆
= b² – 4ac = (–4)² – 4 · 1 · (–m) = 16 + 4m ∆ = 16 + 4m
Para que essa equação tenha
duas raízes reais e diferentes o valor de ∆ tem que ser maior do que zero (∆ > 0).
Como
∆
= 16 + 4m, temos:
16
+ 4m > 0
4m
> –16
m
> –16
m
> –4
Para essa equação ter duas
raízes reais diferentes, o valor de m tem que ser maior do que –4.
2)
Calcule o valor de k na equação x² – 10x + 5k = 0, para que ela admita
duas raízes reais e iguais.
X²
– 10x + 5k = 0
a
= 1; b = –10; c = 5k
∆ = b² – 4ac = (–10)² – 4 · 1 · 5k = 100 – 20k
∆ = 100 – 20k, para termos raízes
reais e iguais:
∆ = 0,
então,
100
– 20k = 0
–20k
= –100 (–1)
20k
= 100
20
3) Calcule o valor de m na equação x² – 8x + (m + 1) = 0, para que ela não admita nenhuma raiz real.
x² – 8x + (m + 1) = 0
a = 1; b = – 8; c = m + 1
∆ = b² – 4.a.c = (–8)² – 4 · 1 · (m + 1)
= 64 – 4m – 4
∆ = 60 – 4m, para que ela não admita nenhuma raiz real:
∆ < 0, então,
60 – 4m < 0
–4m < –60 (–1)
4
m > 15 No sinal da desigualdade; quando multiplicamos por - 1; o sinal muda de sentida
EXEMPLOS:
1 - Para que valores de m a equação x² – 4x + 2m = 0 possui duas raízes reais e diferentes?
∆ > 0
16 – 8m > 0
– 8m > –16 ( - 1 )
2 - Para que valores de m a equação 5x² + 10x – m = 0 possui duas raízes reais e iguais?
∆ = 0
100 + 20m = 0
20m = –100
3 - Calcule o valor de p na equação x² – 6x – p = 0, para que ela, não admita nenhuma raiz real;
∆ < 0
36 + 4p < 0
4p < –36
4
p < – 9
Relações
entre coeficientes e raízes de uma equação do 2° grau
X1 + x2
= –b → S = –b
a a
Produto das raízes
x1 · x² = c → P = c
a a
Exemplos:
Determine a soma e o produto das raízes sem resolver a equação:
a) 3x² + 6x – 9 = 0
x1
+ x2 = – b = – 6
= –2 → S = – 2
a 3
x1
· x2 = c = – 9 =
–3 → P = – 3
a 3
b) x² – 5x = 0
x1 + x2 = – b = – (–5) = 5 = 5 → S = 5
a 1 1
x1 · x2 = c = 0 = 0 → P = 0
a
1
Determine a soma S e o produto P das raízes das equações, sem resolvê-las:
a) x² – 6x + 8 = 0
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