CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS/EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU E SISTEMAS DE EQUAÇÕES COM DUAS INCÓGNITAS

 


CONJUNTO DOS NÚMEROS  INTEIROS 

1.       Introdução – O conjunto dos números inteiros relativos surgiu para ampliar e construir novos significados para os números. Nesse sentido, este conjunto ajuda a interpretar situações-problemas envolvendo números positivos e negativos em diferentes significados.

2.       Conceito – É o conjunto formado por todos os números naturais, seus simétricos e o zero, isto é, números positivos (+) e números  negativos(-)  e o  zero  é o limite.

3.      

Representação – O conjunto Z, também é chamado de conjunto dos números inteiros relativos.

 

3.1 . Representação Geométrica 



4 - Conjuntos Derivados do Conjunto dos Números Inteiros 






























SINAIS DIFERENTES : o resultado é negativo.
(+) : (-) = (-)
(-) : (+) = (-)

Exemplos:                                                                    

a)      (+20) : (+5) = +4

b)      (-16) : (-8) = +2

c)       (+15) : (-3) = - 5

d)      (-25) : (+5) = - 5

Potenciação de Números Inteiros Relativos

Potenciação ↔ É o produto de fatores iguais ao próprio número. Isto é, é o produto de bases iguais segundo o expoente.






Exemplos:

a) ( - 2 )² = ( - 2 ) . ( - 2 ) = +4                                                      c) ( + 3 )² = (+3 ) . (+3 ) = +9

b)      ( - 5 )² = ( - 5 ) . ( - 5 ) = +25                                                 d) ( - 2 )³ = (-2 ) . (-2 ) . ( - 2 )  = - 8

Observações:

1 - Para todo número inteiro elevado ao expoente 1, a potência será igual à base.

a) (+3)¹ = +3

b) (-4)¹ = -4        

2 - Para qualquer número inteiro diferente de 0 acompanhado de parênteses quando elevado a um expoente par, a potência será um número inteiro positivo.

Exemplos:

a) (+6)² = (+6) . (+6) = +36

b) (-10)² = (-10) . (-10) = +100

3 - Quando a base é um número negativo, é necessário escrevê-la entre parênteses.

Exemplos:

a)      – 2² é diferente de (- 2)², – 2² (- 2)², pois:

Em – 2², apenas o número dois esta elevado ao quadrado, assim o resultado é – 4.

Em (- 2)², temos a base negativa elevada ao quadrado, observe que o resultado é diferente:

( - 2 )² = ( - 2 ) . ( - 2 ) = +4

Obs. Quando o expoente não está expresso, consideramos o mesmo como sendo o algarismo 1.

Obs. Quando o expoente é 2, lê-se quadrado e quando é 3, lê-se cubo.

Obs. A potenciação é a operação inversa da radiciação.

CONCLUSÃO

Propriedades das Potências

1ª Propriedade - Em uma multiplicação de potências com bases iguais e diferentes de 0, o produto é uma potência de mesma base com expoente igual à soma dos expoentes dos fatores.  















































ATIVIDADES RESOLVIDAS

4. Leia atentamente cada uma das frases e verifique se as afirmações são verdadeiras ou falsas. Em seguida, justifique sua resposta:

a) O número zero é o único número natural e inteiro ao mesmo tempo.
R:Falsa, pois os números positivos também são inteiros.

b) O antecessor de -19 é -20.
R: Verdadeira, pois -20 vem antes de -19 na reta numérica.

c) O maior número inteiro negativo é o -1.
R: Verdade, pois ele esta mais próximo de zero.

d) O oposto de -5 é -4.
R:Falso, pois o oposto de -5 é +5.

e) Os números -3 e +3 são simétricos.
R:Verdadeira, pois eles estão a mesma distancia de zero.

f) O módulo de um número inteiro é sempre o próprio número omitindo o sinal.
R:Verdadeira, pois o módulo é sempre positivo.

5. Compare as temperaturas, imaginando aposição de cada uma delas no termômetro de mercúrio. Para tanto, utilize os sinais: >(maior que), < (menor que) ou = (igual a):

a)15ºC < 28ºC
b)0ºC < 2ºC
c)10ºC > -2ºC
d)-3ºC < 0ºC
e)-7ºC < 12ºC
f)-19ºC < -1º
g)0ºC < 18ºC
h)9ºC > +4ºC
i)+27ºC 27ºC
j)11ºC > -8ºC
k)-9ºC < 6ºC
l)12ºC -8ºC
m)31ºC > -7ºC
n)-5ºC < 0ºC
o)-12ºC -4ºC
p)-12ºC < -11ºC

6. Escreva V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas. Depois, justifique exemplificando cada uma das afirmações:
a)( V )Todo número positivo é maior que zero.
R: Porque os números positivos estão a direita na reta numérica.

b)( F )Todo número negativo é maior que zero.
R: Todo número negativo é menor que zero.

c)( V )Qualquer número negativo é menor que qualquer número positivo.
R:Porque eles estão esquerda de zero.

7. Escreva o oposto ou simétrico de cada número inteiro:
a)-34 = +34 ou 34 
b)27 = - 27
c)-102 = +102 ou 102 
d)+11 = -11


EXERCICÍOS RESOLVIDOS DE EQUAÇÕES DO 1° GRAU

1 - RESOLVA EM R AS EQUAÇÕES A SEGUIR















RESPOSTAS
a) - 3

RESPOSTAS

RESPOSTA
RESPOSTA
RESPOSTA

lista de Exercícios com Inequações











Lista de exercícios de sistemas de equação do 1° grau


Exercício 1. Monte um sistema de equações que represente a seguinte situação:

  • Um sanduíche e dois refrigerantes custam 20 reais;
  • Dois sanduíches e um refrigerante custam 25 reais.

Exercício 2. Verifique se o par ordenado (8, 1) é solução do sistema de equações abaixo:


Exercício 3. Verifique se o par ordenado (2, 3) é solução do sistema abaixo:


Exercício 4. Encontre a solução do seguinte sistema de equações:

Exercício 5. Encontre a solução do seguinte sistema de equações:



BONS ESTUDOS!!!!






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