NÚMEROS NATURAIS, HISTÓRICO E OPERAÇÕES
HISTÓRICO
Como surgiram os números


Os Números Naturais
- Conceito
– É a sequência infinita de todos os números, à partir do algarismo zero.
- Representação
– Esse conjunto é nomeado pela letra
4.
Antecessor
– É o número que está localizado imediatamente à esquerda de um número em
questão.
5.
Sucessor – É o número que está
localizado imediatamente à direita de um número em questão.
Exemplificações:
1) Indique o antecessor e o
sucessor de:
a) 1
→
antecessor 0 → sucessor 3
b) Zero → antecessor não
existe → sucessor 1
c) 12 → antecessor
11 → sucessor 13
d) 99
e) 999
f) 501
6. Situações que envolvem números naturais no cotidiano:
6.1 – Usando balanças
•
Paulo tem 18 bolinhas de gude que deveriam ser
todas iguais, e com o mesmo “peso” que as demais.
•
Se Paulo usar uma balança com dois pratos, como
deverá proceder para encontrar a bolinha mais “pesada”?
•
Qual o menor número de “pesagens” que ele poderá
fazer?
6.2 – Organizando informações:
•
Francisco que estuda na Escola do Futuro, observou
que na sua classe (5ª série A/6° ano A), havia 5 alunos aniversariando no mês
de março.
•
Francisco pesquisou na escola toda, em todos os
turnos, a data de aniversário dos alunos.
• Francisco
elaborou uma tabela com os dados coletados:
Tabela de Dados
MÊMÊS |
Nº DE ALUNOS |
JANEIRO |
15 |
FEVEREIRO |
09 |
MARÇO |
23 |
ABRIL |
48 |
MAIO |
52 |
JUNHO |
18 |
JULHO |
31 |
AGOSTO |
42 |
SETEMBRO |
60 |
OUTUBRO |
30 |
NOVEMBRO |
25 |
DEZEMBRO |
30 |
- ·
Quantos
alunos há na escola em que Francisco estuda?
•
Qual
é o mês que há mais aniversariante nesta escola? E o mês que há menos?
•
Quais
são os meses que possuem mesmo número de aniversariantes?
• Nos três meses que não há aulas, qual é o número de aniversariantes?
6.3.1 – Organizando os dados coletados
6.4 – interpretação gráfica
• Observe o gráfico abaixo que,
representa a média dos dias de sol por mês de uma cidade dos EUA e, responda as
seguintes perguntas:
- Qual
o mês em que fez sol em 50% dos dias?
- Em
que mês o sol apareceu em apenas 8 dias?
- Uma
pessoa que não gosta de dias nublados ou chuvosos deveria escolher que mês
para visitas esta cidade?
4. Se você tivesse que escolher esta
cidade para passear, que mês você escolheria? Por quê?

7. Operações com Números Naturais
Adição – É a operação matemática que consiste na ideia de juntar ou
acrescentar, uma determinada quantidade a outra. Usando o sinal (+), que
representa a soma entre dois ou mais números. Assim temos:
• a + b = c
, onde: a e b, são as parcelas e c, que é o resultado é a soma ou total.
• a + b = c →
São letras, mas na matemática essas letras representam números.
• Ex.
Resolva a operação indicada, identificando seus elementos:
a) 58
+ 27 c) 46 + 39
b) 17
+ 39 d) 104 + 1473
OBS: a adição é a operação inversa da
subtração
a) 7 + 3 = 10 ↔ 10 – 3 = 7
b)
12 + 5 = 17 ↔ 17 – 5 = 12
• Resolução de problemas
1. Fernanda estuda na 5ª série B. em sua escola há 470 meninos e 593 meninas. Qual é o total de alunos da escola de Fernanda?
4 7 0
5 9 3
+
1 0 6 3
- Se forem matriculados 137 novos alunos nessa escola, qual é o novo total de alunos dessa escola?
7.1 – Propriedades da
adição
7.1.1 - Comutativa.
a + b = b +
a ↔ A ordem das parcelas não
altera a soma (TOTAL)
a) 17
+ 12 = 12 + 17 c)
10 + 12 = 12 + 10
b) 23
+ 45 = 45 + 23 d) 35 + 25 = 25 + 35
7.1.2 – Associativa.
( a + b ) +
c = a + ( b + c) ↔ Podemos associar de maneiras diferentes as
parcelas que o total não altera-se.
a) ( 12 + 8 ) + 5 = 12 + ( 8 + 5 ) c) 2 + ( 4 + 6) = ( 2 + 4 ) + 6
b) 7 + ( 12 + 3 ) = ( 7 + 12 ) + 3 d) ( 2 + 3 ) + 5
= 2 + ( 3 + 5)
7.1.3 – Elemento neutro. A + 0 = 0 + a ↔
O zero é o elemento neutro da adição, isto porque, ele não altera a outra
parcela e em consequência o total permanece o mesmo.
a) 4
+ 0 = 0 + 4 c) 34 + 0 = 0 + 34
b) 12 + 0 = 0 + 12 d) 0 + 28 = 28 + 0
7.1.4 – Fechamento. Na adição de dois ou mais números sempre haverá resultado.
8. Subtração – É a operação matemática que consiste em tirar, retirar, comparar e ou completar determinadas quantidades, assim tem-se:
a – b = c, onde a é
o minuendo; b é o subtraendo e c é a diferença.
1.Resolva as operações, indicando cada um de seus
elementos:
a) 12 – 7 c)
25 - 17
b) 7 – 4 d) 105 – 48
8.1 – Resolução de problemas
- Em um dia de aula, faltaram 49 alunos, na escola
onde Fernanda estuda. Quantos alunos compareceram às aulas?
R: Compareceram 1014 alunos às aulas.
- Quantos alunos faltam que essa escola tenha 1300
alunos?
- Qual é a diferença entre o número de meninas e
meninos nessa escola?
8.2 – Propriedades ↔ Não existem as
propriedades: comutativa; associativa; elemento neutro e nem fechamento na
subtração.
9. Multiplicação – É a operação
matemática usada quando precisamos somar muitas vezes o mesmo número
(parcelas).
A multiplicação é a operação inversa da
divisão.
Na
multiplicação, temos: a x b = c, onde a e b são os fatores; c que é o
resultado chama-se produto.
- Resolva as operações abaixo, identificando os
elementos:
a) 12
X 10 c)
15 x 13
b) 9
X 8 d) 126 X 245
OBS.
Nas multiplicações por 2, 3, 4, 5 e 6, usamos nomes especiais:
Expressão
→ |
Significado (exemplo) |
Dobro de → |
Dobro de 15
é 30 |
Triplo de → |
Triplo de
15 é 45 |
Quadruplo
de → |
Quadruplo
de 15 é 60 |
Quíntuplo
de → |
Quíntuplo
de 15 é 75 |
Sêxtuplo de → |
Sêxtuplo de
15 é 90 |
a) 5
X 3 = 5 . 3 = 15 c) 7 X 9 = 7 . 9
= 63
b) 10 X 12 = 10 . 12 = 120 d)
8 X 6 = 8 . 6 = 48
OBS. Termos que representam uma multiplicação: fatores, produto, dobro, triplo, etc. Isto é, falou nesses termos, temos que relacionar a multiplicação.
9.1 – Resolução de problemas
1. Uma classe da 5ª série/6° ano tem 28 alunos. Cada aluno teve que
comprar um estojo de lápis de cores com 12 lápis cada, assim, quantos lápis há
no total?
2. Uma moça possui 6 saias e 8 blusas, assim de quantos modos diferentes
ela pode combinar essas vertes?
3. Na geleira “Rainha do Mar”, são comprados peixes de diversas espécies
por 8,00 cada kg. Um pescador que vender 48 kg de peixes. Quanto ele receberá?
4. Na Lanchonete “Sabor Doce”, são vendidos bombons em pacotes com 5 unidades
a R$ 4,00 ou em caixas com 12 unidades que custam R$ 9,00. Em qual opção
paga-se menos?
9.2 – Propriedades
9.2.1 – Comutativa - A ordem dos
fatores não altera o produto, a . b = b . a
a) 2 . 5 = 5 . 2 c) 12 . 5 = 5 . 12
b) 10 . 6 = 6 . 10 d) 15 . 2 = 2 . 15
9.2.2 – Associativa ↔ Podemos associar
os fatores de diversas maneiras que o produto não se altera. ( a . b ) . c
= a . ( b . c ).
a) 2 . ( 5 . 3 ) = ( 2 . 5 ) . 3
c)
10 . ( 2 . 5 ) = ( 10 . 2 ) . 5
b) 3 . ( 4 . 6 ) = ( 3 . 4 ) . 6
d)
( 7 . 6 ) . 4 = 7 . ( 6 ) .4
9.2.3 – Elemento Neutro ↔ O algarismo 1
é o elemento neutro da multiplicação; a . 1 =1 . a
a) 5 . 1 = 1 . 5 c)
15 . 1 = 1. 15
b) 12 . 1 = 1. 12 d) 1 . 8 = 8 . 1
9.2.4 – Distributiva ↔ Consiste em
distribuir um determinado número em parcelas, para se efetuar o produto.
a) 10 . 17 = ( 10 . 10 ) + (10 . 7 )
c)
18 . 7 = ( 18 . 5 ) + ( 18 . 2 )
b) 13 . 15 = (13 . 10 ) + ( 13 . 5 )
d) 15 . 6 = ( 15
. 5 ) + ( 15 . 1 )
9.2.5 – Fechamento ↔ N a
multiplicação de naturais sempre haverá resultado.
OBS.
Na multiplicação por 10; 100; ou 1000, basta conservarmos o fator diferente,
seguido de quantos zeros tiver o outro fator.
OBS.
A multiplicação de qualquer número por zero, sempre é zero.
OBS.
A divisão é a operação inversa da multiplicação.
10. Divisão – É a operação matemática
que implica na ideia de verificar quantas vezes uma determinada quantidade
figura em outra. Na divisão, temos: o dividendo, divisor, quociente e o resto.
D →dividendo /
d →divisor / Q →quociente / r →resto
• A divisão também é escrita da seguinte forma; D : d = q,
onde d ≠ 0,
para que a divisão Não se torne sem sentido.
• A
divisão é chamada de exata, quando o resto é zero e não exata quando o resto é
diferente de zero.
• A
divisão não possui as propriedades existentes na multiplicação e nem as da
adição.
• Na
divisão é verificada a seguinte igualdade:
D = d . q +
r
• A divisão é identificada com os seguintes termos:
Quociente, divisor, resto e razão.
10.1 – OBSERVAÇÕESGERAIS:
1. O divisor
sempre deve ser diferente de zero; d ≠ 0
2. Se D = 0 e o d ≠ 0,então Q = 0
3. Se D = d, então Q =1
4. Se D = 1 e d = 1, então Q = D
5. Na divisão não exata ↔ r < d
Resolução de Problemas Matemáticos
Os problemas matemáticos são responsáveis pelas inúmeras dúvidas presentes entre os alunos. A grande questão é relacionar as informações fornecidas com os símbolos matemáticos, adequados para a solução dos problemas. O aluno precisa entender a situação, identificando a operação mais adequada para a resolução, e isso depende de uma leitura segura e de um processo interpretativo. Através de exemplos, demonstraremos como realizar essa leitura interpretativa, selecionando as palavras-chave, bem como utilizando as operações adequadas.
Exemplo 1
Carlos comprou uma televisão no valor de R$ 950,00, dividida em 10 prestações iguais. Ao pagar a 4º prestação, recebeu de presente de seu avô, o restante do dinheiro para a quitação do aparelho. Quanto Carlos recebeu?
O valor do aparelho é igual a R$ 950,00.
Carlos resolveu dividir o televisor em 10 prestações iguais, então devemos realizar uma operação de divisão: 950 : 10 = 95 reais.
Carlos efetuou o pagamento de 4 prestações, dessa forma, ainda faltam 6. São as prestações restantes que o avô de Carlos resolveu pagar. Portanto, 95 X 6 = 570 reais.
Carlos recebeu R$ 570,00 de seu avô.
Exemplo 2
João tinha uma quantia, gastou 35% e ainda ficou com R$ 97,50. Qual o valor que João tinha inicialmente?
Quando trabalhamos com porcentagem, sempre precisamos nos lembrar de que o valor corresponde a 100%. Dos 100%, João gastou 35%, então: 100% – 35% = 65%.
Os 65% restante, correspondem a R$ 97,50. Dessa forma, temos que:
.jpg)
João tinha o valor inicial de R$ 150,00.
Exemplo 3
O preço de uma geladeira, à vista, é R$ 1 200,00. No pagamento em três prestações ocorre um acréscimo de 10% de juros. Qual será o valor da prestação no pagamento parcelado?
Veja que no pagamento parcelado, o preço da televisão aumenta de acordo com o juro de 10%. Vamos calcular 10% do valor à vista da geladeira:
.jpg)
A geladeira sofrerá um aumento de R$ 120,00 R$ 1.200,00 + R$ 120,00 = R$ 1320,00
O preço final para o financiamento é de R$ 1 320,00, que será dividido em três prestações:
1 320 : 3 = 440 reais.
Na compra da geladeira a prazo, o valor de cada prestação será de R$ 440,00.
Exemplo 4
O dobro de um número adicionado ao seu triplo, é igual ao próprio número adicionado a 168. Qual é o número?
Como você não conhece o número, deverá representá-lo por “x”.
Dobro de x = 2 . x = 2x
Triplo de x = 3 . x = 3x
2x + 3x = x + 168
2x + 3x – x = 168
4x = 168
x = 168/4
x = 42
O número procurado é o 42.
EXPRESSÕES NUMÉRICAS/RESOLUÇÕES
Conhecemos como expressões numéricas um conjunto de operações fundamentais a serem calculadas. São operações fundamentais:
- adição
- subtração
- multiplicação
- divisão
- potenciação
- radiciação
Expressões numéricas são bastante comuns no dia a dia, pois, em muitos problemas, há a necessidade de se calcular o valor de uma expressão numérica. Além das operações, uma expressão numérica pode conter símbolos que mostram a ordem de prioridade, são eles:
- parênteses ( )
- colchetes [ ]
- chaves { }
Ordem das operações
Na resolução de expressões numéricas, é bastante comum ter dúvida sobre qual operação devemos realizar primeiro, para isso, é necessário entender a ordem correta a ser seguida. Primeiramente sempre vamos começar por radiciação e potenciação. Caso apareçam essas duas operações ao mesmo tempo dentro de uma mesma expressão algébrica, calculamo-las na ordem em que aparecerem.
Encontrando todas as potências e todos os radicais, as próximas operações em ordem de prioridade são a multiplicação e a divisão. Da mesma forma, operações com mesmo grau de prioridade são sempre calculadas na ordem em que aparecem, o que acontece com a multiplicação e a divisão.
Na ausência de multiplicação e divisão na expressão numérica, calculamos, então, a adição e a subtração dos termos. Caso exista as duas operações, calculamo-las na ordem em que aparecerem até encontrarmos um resultado final.
Exemplo:
5 + 2 · √9 – 4 : 2 – 1 + 3²
Primeiramente calcularemos a radiciação e a potenciação:
5 + 2 · √9 – 4 : 2 – 1 + 3²
5 + 2 · 3 – 4 : 2 – 1 + 9
Como não há mais nenhuma potenciação nem radiciação, calcularemos a multiplicação e a divisão:
5 + 2 · 3 – 4 : 2 – 1 + 9
5 + 6 – 2 – 1 + 9
Agora realizaremos as adições e subtrações na ordem em que elas parecem:
5 + 6 – 2 – 1 + 9
11 – 2 – 1 + 9
9 – 1 + 9
8 + 9
17
Uso dos símbolos nas expressões numéricas
Além das operações em si, é bastante comum também a utilização de símbolos para mostrar a ordem de prioridade em que devemos fazê-las. São eles os parênteses ( ), os colchetes [ ] e as chaves { }.
Nesse caso precisamos nos atentar, primeiro, à ordem de prioridade desses símbolos para, depois, atentar-nos à ordem de prioridade das operações que estão entre esses símbolos. Resolver expressões numéricas exige um cuidado, pois há uma prioridade na ordem das operações, começando pelos símbolos, resolvendo:
- primeiro, as operações que estão dentro do parêntese;
- depois, as operações que estão entre colchetes;
- por fim, as operações que estão entre chaves.
Operações que estão sendo realizadas entre parênteses, por exemplo, respeitam sempre a ordem das operações, então, ao resolver uma expressão numérica, buscamos eliminar os parênteses, depois os colchetes, e por fim as chaves, nessa ordem.
Passo a passo para resolver expressões numéricas
Exemplo:
{[2 + (5 + 4) : 3 – √4 + 9] : 4}²
Para calcular a expressão quando ela possui símbolos, começamos sempre resolvendo as operações que estão dentro do parêntese.
{[2 + (5 + 4) : 3 – √4 + 9] : 4}²
{[2 + 9 : 3 – √4 + 9] : 4}²
Agora que não há nenhuma operação entre parênteses, vamos buscar eliminar os colchetes. Dentro deles, é importante respeitar a ordem de prioridade das operações, começando, então, nesse caso, pela radiciação.
{[2 + 9 : 3 – √4 + 9] : 4}²
{[2 + 9 : 3 – 2 + 9] : 4}²
Ainda com o objetivo de eliminar o colchete, realizaremos agora a divisão, já que ela possui prioridade em relação à adição e subtração.
{[2 + 9 : 3 – 2 + 9] : 4}²
{[2 + 3 – 2 + 9] : 4}²
Para eliminar o colchete, calcularemos as adições e a subtração, na ordem em que essas operações aparecem.
{[2 + 3 – 2 + 9] : 4}²
{[5 – 2 + 9] : 4}²
{[3 + 9] : 4}²
{12 : 4}²
Agora que eliminamos o parêntese, por fim, vamos eliminar as chaves, e, para isso, vamos calcular a divisão:
{12 : 4}²
3²
Por fim, só nos resta calcular a potência:
3²
9
Exercícios resolvidos
Questão 1 – Qual é o resultado da expressão:
20 ÷ {√4 · [-9 + 17 ÷ (-2 + 5)]} – [7 · (-3) – 16 ÷ (-2) + 2]
A) 9
B) 10
C) 11
D) 12
E) 13
Resolução
Alternativa E
Primeiro vamos eliminar o parêntese:
20 ÷ {√4 · [-9 + 12 ÷ (-2 + 5)]} – [7 · (-3) – 16 ÷ (-2) + 2]
20 ÷ {√4 · [-9 + 12 ÷ (-2 + 5)]} – [7 · (-3) – 16 ÷ (-2) + 2]
20 ÷ {√4 · [-9 + 12 ÷ 3]} – [7 · (-3) – 16 ÷ (-2) + 2]
Agora eliminaremos os colchetes:
20 ÷ {√4 · [-9 + 12 ÷ 3]} – [7 · (-3) – 16 ÷ (-2) + 2]
20 ÷ {√4 · [-9 + 4]} – [7 · (-3) – 16 ÷ (-2) + 2]
20 ÷ {√4 · [-9 + 4]} – [7 · (-3) – 16 ÷ (-2) + 2]
20 ÷ {√4 · [-9 + 4]} – [-21 – 16 ÷ (-2) + 2]
20 ÷ {√4 · [-9 + 4]} – [-21 – 16 ÷ (-2) + 2]
20 ÷ {√4 · [-9 + 4]} – [-21 + 8 + 2]
20 ÷ {√4 · [-9 + 4]} – [-21 + 8 + 2]
20 ÷ {√4 · 5} – [-21 + 8 + 2]
20 ÷ {√4 · 5} – [-21 + 8 + 2]
20 ÷ {√4 · 5} – [-13 + 2]
20 ÷ {√4 · 5} – [-13 + 2]
20 ÷ {√4 · 5} – [-11]
20 ÷ {√4 · 5} + 11
Agora eliminaremos as chaves, respeitando a ordem de prioridade entre as operações:
20 ÷ {√4 · 5} + 11
20 ÷ {2 · 5} + 11
20 ÷ {2 · 5} + 11
20 ÷ 10 + 11
Eliminando todos os símbolos, realizaremos, primeiro, a divisão e, depois, a adição:
20 ÷ 10 + 11
2 + 11
13
Questão 2 – Analisando as expressões:
I. [8 : (8 × (-2) + 18)] – √16
II. [8 × (9 : 3 + 1)] + 2
III. {3² – [4 + (3 – 6 : 2)²]} – 5
As expressões que têm como resultado zero são:
A) I, II e III
B) somente I e II
C) somente I e III
D) somente II e III
E) Nenhuma delas
Resolução
Alternativa C
Resolvendo cada uma delas, temos que:
I.
[8 : (8 × (-2) + 18)] – √16
[8 : (-16 + 18)] – √16
[8 : 2] – √16
4 – √16
4 – 4
0
II.
[8 × (9 : 3 + 1)] + 2
[8 × (3 + 1)] + 2
[8 × 4] + 2
32 + 2
34
III.
{3² – [4 + (3 – 6 : 2)²]} – 5
{3² – [4 + (3 – 3)²]} – 5
{3² – [4 + 0²]} – 5
{3² – [4 + 0]} – 5
{3² – 4} – 5
{9 – 4} – 5
5 – 5
0
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